Como vender mais com Social Commerce e Live Commerce
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Mas, antes de começar, você precisa ter em mente esses 4 pontos:
1- Saber o valor de compra do produto;
2- Saber o preço da concorrência;
3- Identificar as despesas fixas;
4- Saber as comissões e deduções (custos variáveis).
São eles que vão determinar o valor final do seu produto! Agora, vamos aos passos… Confira:
1º Passo: Guarde o valor de compra do seu produto em uma planilha, tenha tudo anotado para não esquecer! Depois, pense: qual é o preço que você precisa colocar no produto para que ele pague as despesas fixas e ainda dê lucro?
2º Passo: analise os preços da sua concorrência e descubra o valor que eles estão vendendo o produto para ter uma média de mercado.
3º Passo: Some os valores de todas as suas despesas fixas (contas de luz, internet, mensalidades de ferramentas, de telefone, etc).
4º Passo: Aqui, você tem que somar todos os valores de custos variáveis.
Por exemplo, se você vende em marketplaces, é necessário pagar uma comissão por venda que pode variar.
Então, vamos supor que o valor do seu produto é 50 reais e o seu concorrente vende por 100 reais. Isso não significa que, se você também vender a 100 reais, terá 100% de lucro.
Na verdade, 50% é do valor do produto, 25% serão de todos os custos variáveis que você calculou e os 25% restantes são a Margem de Contribuição. Essa Margem de Contribuição serve para pagar as suas despesas fixas!
Agora suponha que a sua Despesa Fixa é no valor de 1000 reais. Quanto você precisa faturar para conseguir pagar as suas despesas fixas, o fornecedor e os custos variáveis? A conta é a seguinte: divide esses 1000 reais de despesa fixa por 25 e multiplica por 100.
Resultado final: 4000 reais de faturamento. Quer comprovar o resultado? Faça a prova real: 50% para o fornecedor: 2 mil. 25% para despesas fixas: 1 mil. 25% para custos variáveis: 1 mil.
Assim você começa um negócio sem ter prejuízo e também já sabe qual é a meta que você precisa atingir para isso. Se você quiser vender o produto mais barato para ser mais competitivo no mercado, também trouxemos um exemplo para este caso: Vamos supor que você não quer vender por 100 reais, mas por 80 reais.
O valor do fornecedor é o mesmo, 50 reais. Isso é equivalente a 62,5% dos 80 reais. O valor das comissões é o mesmo, equivalente a 25% do valor. E como o valor de venda do produto é menor, a margem de contribuição também vai diminuir para 12,5%.
Neste caso, o valor das despesas fixas é de 5 mil reais. Quanto você precisa faturar para conseguir pagar as suas despesas fixas, o fornecedor e os custos variáveis? A conta é a seguinte: divide 5000 reais de despesa fixa por 12,5 de margem de contribuição e multiplica por 100.
Resultado final: 40 mil reais de faturamento.
E o lucro, onde fica nessa história? Suponhamos que você queira lucrar 5 mil reais. Você vai somar o valor desse lucro, mais o valor das despesas fixas, que, no caso, é 5 mil reais.
Total: 10 mil reais. Quanto você precisa faturar? O cálculo é o seguinte: divide 10 mil por 12,5 e multiplica por 100.
Resultado final: 80 mil reais de faturamento.
⏱ TIMESTAMP:
00:00 - Introdução sobre a importância da taxa de conversão
00:48 - O que é a taxa de conversão?
01:04 - Fatores que podem levar a uma baixa taxa de conversão
01:14 - 1. Confiança 01:54 - 2. Tempo de carregamento do site
03:03 - 3. Responsividade
03:55 - 4. Valor do frete
04:32 - 5. Carrinhos abandonados
05:18 - 6. Apresentação de produtos
05:50 - 7. Checkout transparente
00:48 - O que é a taxa de conversão?
A taxa de conversão de vendas é o percentual de visitantes que compraram da sua loja virtual em relação a todos os usuários que visitaram o seu site em um determinado período de tempo. Ou seja, se sua loja teve 100 visitas em um único dia, e gerou 3 pedidos, isso significa que a taxa de conversão foi de 3%. 01:04 - Fatores que podem levar a uma baixa taxa de conversão
01:14 - 1. Confiança
Se os seus visitantes não sentirem confiança ao acessar a sua loja virtual, eles vão abandonar o carrinho ou preferir comprar de um concorrente maior e mais conhecido. Assim, existem diversas formas de transmitir mais segurança e confiança dentro do seu site, como por meio das avaliações dos produtos, dos selos de segurança e do certificado SSL na URL.
01:54 - 2. Tempo de carregamento do site
As páginas com carregamento lento prejudicam o posicionamento da sua loja virtual nas buscas no Google. A primeira dica, nesse caso, é usar uma ferramenta gratuita do Google, onde você cola a URL da sua loja e ele vai te apontar o tempo de carregamento e as melhorias que você pode fazer. A segunda dica é se atentar ao tamanho das imagens e banners que você utiliza no seu site. O recomendado é que cada uma tenha até 100KB. Para usar a ferramenta gratuita da Nuvemshop, clique no link do início da descrição!
03:03 - 3. Responsividade
É muito importante que seu site seja otimizado para a navegação em diferentes tipos de tela, como desktop, celular ou tablet. Para descobrir se o seu site está adequado para a navegação mobile, você pode: o Google Mobile Friendly Test, o What is My Screen Resolution e o Responsive Design Checker. Todas elas servem para escanear seu site e avaliar se ele está realmente adequado para ser acessado do celular.
03:55 - 4. Valor do frete
São bem comuns os casos em que o consumidor se interessa por um produto no seu site, adiciona ao carrinho, mas desiste da compra ao ver que o valor do frete é muito alto, às vezes até maior do que o valor do próprio produto. Assim, a dica é que você adote estratégias para baratear o valor do frete, como a opção de frete grátis a partir de um valor de pedido mínimo ou para regiões mais próximas à sua.
04:32 - 5. Carrinhos abandonados
Para controlar o número de carrinhos abandonados, você pode usar algumas estratégias para resgatar esses consumidores, como enviar e-mail marketing para lembrar dos itens que ele se interessou ou criar cupons de desconto para convencê-lo a voltar à sua loja.
05:18 - 6. Apresentação de produtos
Ter páginas de produtos caprichadas é outro ponto essencial para ter uma boa taxa de conversão. Tenha certeza de que você usa as palavras-chaves importantes para o seu nicho no título dos produtos e nas descrições, que devem ser completas e detalhadas. Também é importante que você faça fotos dos produtos com vários ângulos diferentes.
05:50 - 7. Checkout transparente
Por último, quanto mais difícil for o processo de checkout na sua loja virtual, mais improvável que o consumidor conclua a compra. Para facilitar esse processo, peça apenas informações essenciais no formulário de cadastro. Também vale integrar a sua loja a uma plataforma que ofereça a opção de checkout transparente. Ou seja, que permita que o consumidor conclua a compra na própria loja virtual, sem ser redirecionado para o site de um intermediador de pagamentos.
TIMESTAMP:
00:00 - Introdução e apresentação Douglas Souza
00:40 - Como funciona o dropshipping?
01:55 - 1. Escolha do nicho de mercado
02:47 - 2. Escolha dos fornecedores para vender sem estoque
04:37 - 3. Criação da loja virtual
05:38 - 4. Prazos e Política de Troca e Devolução bem esclarecidos
07:25 - 5. Acompanhamento de todos os pedidos
07:46 - 6. Bom atendimento ao cliente
00:40 - Como funciona o dropshipping?
Dropshipping nada mais é do que montar uma loja virtual e vender produtos sem ter a necessidade de mantê-los em um estoque físico. Assim, você envia todos os pedidos para o seu fornecedor e ele é quem vai fazer a entrega da mercadoria diretamente para o consumidor final.
01:55 - 1. Escolha o nicho de mercado
Uma boa dica para quem está começando a trabalhar com dropshipping é montar um e-commerce mais genérico, em que você consiga atuar com vários nichos ao mesmo tempo. Com isso, você vai poder perceber quais deles dão mais certo para o seu público e quais tipos de produtos têm mais saída em vendas.
02:47 - 2. Escolha dos fornecedores
Existem muitos fornecedores de dropshipping, mas você precisa estar atento aos que realmente têm uma logística muito boa e, ao mesmo tempo, produtos de qualidade. Para fazer essa escolha, entenda a quantidade de pedidos que esse fornecedor já fez para um determinado tipo de produto (no mínimo, entre 500 e 1000 pedidos). Além disso, considere as avaliações que ele já recebeu até ali.
04:37 - 3. Criação da loja virtual
Hoje em dia, qualquer pessoa consegue criar a sua própria loja virtual de maneira simples e intuitiva. Basta contar com uma plataforma de e-commerce que te ajude nesse processo, como a Allomni E-commerce Partner
05:38 - 4. Prazos e Política de Troca e Devolução bem esclarecidos
Como o dropshipping é uma modalidade que os próprios consumidores não conhecem tanto, você precisa explicá-los, de uma maneira clara e objetiva, como que esse modelo de negócio funciona.
07:25 - 5. Acompanhamento de todos os pedidos
Acompanhe, do começo ao fim, todos os pedidos que estão sendo feitos na sua loja virtual. Para isso, crie uma rotina na qual, todos os dias, você tire alguns minutos para checar como estão indo essas entregas.
07:46 - 6. Bom atendimento ao cliente
Converse sempre utilizando a linguagem do seu cliente. Isso, além de gerar mais proximidade e conexão, vai te ajudar a vender muito mais na sua loja virtual.
Trabalhar os canais de venda online de maneira estratégica pode ser uma grande maneira de expandir a presença digital da sua marca, além de criar mais pontos de contato com o seu consumidor, potencializando o seu negócio. Hoje, além de ser uma forma de aumentar e diversificar as vendas, os canais também ajudam a criar uma relação com seu público e conhecê-lo melhor é essencial para conseguir dados e insights de como melhorar os seus serviços e produtos.
Então, vamos conferir quais são os tipos de canais digitais, particularidades e pontos positivos de cada um para traçar a melhor estratégia para a sua marca. Com Jacques Benadiba, Head Comercial - Synapcom.
"Nesse vídeo eu mostro exatamente quanto custa começar do zero no Marketing Digital para vender em plataformas como a Hotmart, Monetizze e Eduzz. Eu te mostro um verdadeiro passo a passo para ganhar dinheiro na internet.
O intuito do vídeo é te ajudar como começar no marketing digital e te mostrar quanto custa criar um negócio digital mesmo que você seja um afiliado iniciante, sem nunca ter feito sua primeira venda ou mesmo que você não saiba nada de marketing digital. Eu te mostro nesse vídeo quanto custa começar do zero no marketing digital para você aprender ganhar dinheiro como afiliado sem ter que investir muito.
Basicamente, são 5 tópicos que irei abordar para te ajudar entender em que você precisa investir, qual valor ideal para investir no seu negócio e começar ter bons resultados no marketing digital.
Enfim, saber quanto custa começar um negócio do zero é uma excelente forma para estruturar o seu projeto e uma das formas mais simples de ganhar dinheiro na internet como afiliado. Por isso, eu resolvi fazer esse vídeo para te ajudar a como começar do zero no Hotmart e em outras plataformas"
TIMESTAMP:
00:00 - Introdução
00:31 - O que é marketing digital e como ele funciona?
00:57 - Marketing digital vale a pena?
01:38 - Como começar no marketing digital?
02:02 - 1. Marketing digital e redes sociais
02:35 - Persona: o que é a persona no marketing digital?
02:45 - 2. Marketing digital e tráfego pago
03:10 - 3. Marketing digital e SEO
00:31 - O que é marketing digital e como ele funciona?
Marketing digital é a estratégia que marcas e empresas usam para conquistar e fidelizar clientes por meio da internet. O marketing digital funciona para você criar estratégias para atrair o seu consumidor, medir seus resultados e gerar mais vendas. Ele pode ser aplicado tanto para quem é lojista e quer vender seus produtos físicos, quanto para quem é criador de conteúdo e quer vender seus produtos digitais.
00:57 - Marketing digital vale a pena?
No vídeo, você confere alguns dados relevantes que podem te mostrar que, sim, o marketing digital vale a pena. O motivo é simplesmente porque quase todo mundo está na internet!
01:38 - Como começar no marketing digital?
Neste vídeo, trouxemos três opções que podem ser feitas por qualquer pessoa que quer aprender a fazer marketing digital para iniciantes, mas não sabem por onde começar. E o melhor de tudo: quando bem feitos, todos eles trazem muitos RESULTADOS! Confira abaixo:
02:02 - 1. Marketing digital e redes sociais
Se você não sabe como começar no marketing digital, um bom caminho é iniciar pelo social, também conhecido como marketing pelas redes sociais, como o Instagram, por exemplo. Essa estratégia tem como principal objetivo chamar a atenção do público, gerar engajamento com eles (interações como likes, compartilhamentos, trocas de mensagens, etc) e, por fim, gerar a conversão em vendas.
02:35 - Persona: o que é a persona no marketing digital?
Para fazer funcionar o marketing digital nas redes sociais, é importante saber com quem você está falando, ou seja, quem é a sua persona, o seu cliente ideal. Depois, você precisa descobrir o que essa persona gosta de consumir, em quais canais está e até com qual linguagem você deve se comunicar com ela.
02:45 - 2. Marketing digital e tráfego pago
Você sabe como funciona o tráfego pago? Neste caso, você paga para as plataformas (Google, Facebook, Instagram etc) e aparece para as pessoas em forma de anúncios. Com essa estratégia você consegue ampliar o alcance das suas publicações e o número de visualizações. É um caminho ótimo para conseguir resultados rápidos.
03:10 - 3. Marketing digital e SEO
Afinal, o que é SEO? O SEO é uma ótima alternativa para quem busca dicas de marketing digital para iniciantes. Nesta opção, são usadas técnicas para construir conteúdos usando boas práticas para que seu site, produto ou página apareçam no Google. O melhor dessa estratégia é que você não precisa pagar nada para estar lá. Ela não só funciona, como também gera muito tráfego orgânico e conversões.
Como vender mais com Social Commerce e Live Commerce
As mídias sociais se tornaram um fenômeno na internet, onde brasileiros dedicam bastante de seu tempo consumindo conteúdos ou interagindo com pessoas e marcas por diversas plataformas.
Diante disso, o Social Commerce ganhou espaço para que marcas consigam faturar mais, porém para se obter resultados é necessário entender as diferenças entre ter presença online e aplicar estratégias efetivas de Social Commerce. Para isso, este Webinar se propõe a trazer luz para os principais recursos, estratégias e práticas que podem auxiliar o varejista no aumento de faturamento.
Tópicos que serão abordados:
- O que é Social Commerce;
- O que é Live Commerce;
- Como dominar as redes sociais;
- Melhores práticas para vender pelas redes sociais.
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