Allomni

A maior assessoria de E-commerce do Brasil

O começo de tudo

Em 2004, a partir de uma testagem sobre a demanda do mercado para bermudas masculinas para academia, foi fundada a Reserva – nome escolhido em homenagem à praia carioca favorita dos sócios.

 

Com a cultura de “paixão pelo que se faz, tesão de fazer melhor, amor pra fazer junto e sorriso no rosto sempre”, o Grupo Reserva, atualmente, é composto por 3 marcas: Reserva, Mini e Eva, com 65 lojas próprias nas principais capitais do Brasil, 8 franquias e presença em 1.400 multimarcas pelo país.

O grande desafio

Disposto a alavancar seus negócios no e-commerce, o Grupo Reserva percebeu que o ano de 2021 seria o melhor momento para investir na tecnologia de uma plataforma que impulsionasse as vendas e o seu posicionamento no mercado. A necessidade era a de migrar as marcas do grupo para a VTEX ganhando um redesign que tornasse a jornada do usuário mais fluida e agradável. 


Mas no time-to-market estava o principal desafio: o desenvolvimento de um projeto robusto, complexo e totalmente customizado, dentro do menor tempo possível. Com essa expectativa, o Grupo Reserva escolheu a Original.io, com a sua expertise de especialista em UX, para implementar a transformação e a evolução desejadas.


Assumido com muita responsabilidade e dedicação pelos times Original.io, VTEX e Wevo, o projeto Reserva se tornou o maior na plataforma VTEX, no mundo, em 2021, em termos de complexidade e de tempo de entrega. Seu sucesso é consequência do empenho e da maturidade dos profissionais envolvidos, imersos na cultura agilista.

Samuel Rodriguez
Samuel Rodriguez
@jetstream
Leia mais
A Allomni desde o inicio me acompanhou, quando abri minha loja e tinha menos que 100 produtos. Hoje sou o dono de uma das maiores lojas de artigos eletrônicos do Brasil.

O projeto

Partimos de um mapeamento bastante detalhado das necessidades do Grupo Reserva para fazer a modelagem pré-projeto e alinhamos bem as expectativas, principalmente com relação ao time to market, às funcionalidades e à equipe, para a criação do escopo.


Com o objetivo de otimizar os processos e fornecer características únicas a cada fase do planejamento, garantindo assertividade às entregas, usamos a estratégia da metodologia ágil. 


Nosso squad multidisciplinar, exclusivamente dedicado, junto dos times VTEX e Wevo, abraçou o desafio de entregas incrementais e ciclos iterativos, numa gestão com espaço para os ajustes frequentes. Tudo para garantir qualidade top e agregar valor para o cliente.


Na migração para a plataforma VTEX, primeiramente nos dedicamos às marcas Reserva, moda masculina, e Mini, moda infantil para meninos. Em seguida, foi a vez de Eva, marca de moda feminina do Grupo.

UX TA ON

O projeto inteiro contemplou a usabilidade e as boas práticas de UX em todos os dispositivos, partindo do entendimento do papel de cada um deles na jornada de compra

Multi Chekout

Como a ideia seria favorecer que a experiência do usuário acontecesse no mesmo domínio, Reserva, Mini e Eva ganharam layouts diferentes e se tornaram multi checkout. 


Assim, é possível, por exemplo, que um cliente chegue ao site querendo uma camiseta da Reserva para ele mesmo e decida também adquirir roupas, calçados e acessórios para todos da família, numa compra única, integrando todo o catálogo de produtos das três marcas. 

Look and Feel

Estruturamos uma home fluida e investimos na diagramação e no equilíbrio visual entre as cores, trabalhando consistência e contraste, em alinhamento com o brandbook da Reserva. 

Tudo dentro de um contexto de layout flexível, em que um mosaico possibilita a alteração do design do site, por meio do uso de banners para destacar coleções, categorias ou mix de produtos, conforme a necessidade. Os produtos ganharam destaque numa estrutura clássica, com uma exposição diferente, com imagens maiores, que permitem a visualização de detalhes.


A história visual é contada de uma forma interativa, que torna a navegação fácil e agradável, permitindo ao usuário interagir com os produtos e serviços da Reserva. A ideia é complementar a experiência da loja física, em que o cliente pode adquirir informações completas dos produtos.