Quem esta na área do marketing digital sabe que toda virada de ano é um turbilhão de pensamentos, reflexões e debates sobre o que irá ser tendência neste ano que se inicia. Entre todos os fatores e mercadologia, sabemos que o planejamento estratégico é cada vez mais importante.
Não é preciso conhecer apenas seu cliente e seu público-alvo (target). É preciso investigar o nicho no qual ele está inserido, sua concorrência e o comportamento do consumidor. É preciso estudar a forma mais eficiente de comunicar com diferentes perfis de pessoas, identificar onde essas pessoas…
…estão na internet – que redes sociais usam e que veículos leem – e como elas buscam pelo que sua marca oferece. Ou seja, tenha total controle de suas ações e analise as métricas de suas campanhas específicas.
A maior vantagem do digital em relação ao tradicional é a possibilidade de saber o a ação e o caminho que o usuário percorreu para ter seu objetivo atendido – seja ele uma compra, assinatura de newsletter ou pedido de orçamento. O fantástico mundo do marketing digital é poder ter dados analíticos e poder interpretar com conhecimento e aplicar mudanças com experiência.
Ao ponto de vista independente, as tendências de 2013 sobre novas formas de aplicar uma tecnologia, ou até mesmo uma grande campanha viral para atrair os novos consumidores é sempre uma incógnita, pois são noticias de que fazem você acreditar que tudo isso irá vender mais, ao ponto de você esquecer as coisas básicas das quais você já não fazia para focar somente nas novas “tendências”.
Em algumas pesquisas rápidas no Sr. Google, identifiquei algumas tendências para 2013, e fazendo um filtro das informações e fontes, consegui chegar a algumas conclusões:
1- Mobile
2- Marketing de Busca
3- Engajamento nas mídias e redes sociais
Mas de que adianta pedir a sua TI que crie uma visualização mobile, ou investir mais em SEO e links patrocinados ou até mesmo criar uma conta em todas as redes sociais se o ABC do e-commerce tradicional não está sendo realizado?!
Não é preciso eu descrever pontos básicos que devem ser olhados, mas me espanta a cobrança e o investimento feito para focar em vendas sendo que um certificado de segurança básico e muito necessário ainda não foi realizado, ou o manuseio das opiniões dos clientes ainda não foi feito. Não estou dizendo que você não deva sempre se atualizar, e ficar atento as tendências, apenas pergunte ao seu negocio se ao menos ele tem o básico para depois ir evoluindo com eficiência e lucratividade.
Esta conclusão é considerada meu ponto de vista sobre o que vejo em algumas lojas de e-commerce e conhecendo alguns profissionais de marketing. Sobre tudo isso, comece a se planejar e ver o que é mais relevante neste momento para você. Espero que você tenha apreciado a leitura e caso tenha alguma dúvida é só entrar em contato. Obrigado.
Por Christopher Neiverth, 30 de janeiro de 2013, Do básico á tendência.