Cpc Cpm Cpa Você sabe o que é? – Siglas e Termos de Mídia

Cpc Cpm Cpa Cpl Cpv Cpd Ppc Cdp Smm Você sabe o que é?

Vi em diversos blogs e sites de conteúdo o significado das siglas utilizadas pelos lojistas no e-commerce, porem, para um usuário leigo, difícil saber o que realmente é cada sigla, até porque, a cada dia que passa, novas siglas são inventadas e usadas.

Aqui vai um passo a passo, sobre o que é Cpc Cpm Cpa Cpl Cpv Cpd Ppc Cdp Smm

Confira mais…

O que é o Cpc?

CPC significa Cost per Click, ou seja, Custo por Clique, o lojista paga um valor por cliques que forem efetuados nas peças publicitárias ou nos links patrocinados. Esta é a forma de publicidade on-line mais comum hoje em dia.

Exemplo: Links Patrocinados

 

O que é Cpa?

CPA significa “Cost per Action” traduzindo Custo por Ação, ou seja, você recebe dinheiro referente a uma ação que foi originada de uma propaganda. É muito semelhante (pra não dizer que é a mesma coisa) que uma comissão, era bem frequente nos e-mails marketing, mas esta deixando de ser utilizada neste canal.

Exemplo: Afiliados

 

O que é Cpm?

CPM vêm de Custo por Mil impressões, ou seja, lojistas que pagam um valor para que determinada peça (banner) apareça mil vezes em um determinado site. É um conceito que está caindo em desuso nos últimos anos, visto que não adianta muito, pagar para um site, para que o usuário somente veja um anúncio sem que ele gere qualquer ação. Porem, ao contrario, como a lojista paga um valor fixo, podendo ter milhares de cliques, se a estratégia e comunicação do banner estiverem sido bem feitas.

Exemplo: Portais / Publicidade em Blogs

 

O que é Cpl?

CPL significa Cost Per Lead, ou seja, Custo por Conduzir/Trazer. É usado geralmente para aumentar sua base de mailing, com mídias especializadas, que você paga, por um e-mail, ou por um cadastro completo do cliente.

            Exemplo: Prospecção de Clientes

 

O que é Cpv?

CPV existe muitas variações, desde Custo por Visualizações, ou Custo do Produto Vendido, até Custo por Venda, mas o correto no termo web e Ecommerce é Custo por Visita. Onde o valor do anúncio é dividido pela quantidade de visitantes de um site, ou que cada visita custa um valor independente de quantas pessoas clicaram no anuncio.

Exemplo: Blogs

 

O que é Cpd?

Só vi isso ser usado somente uma vez em um lojista, porem mesmo achando que o termo é errado, caso algum leitor tenha alguma dúvida, significa Custo por Download, que recomendo utilizar o termo  Cpa (Custo por Ação), já que a ação neste caso é o download efetuado.

Exemplo: Blogs

 

O que é Ppc?

PPC conhecido como Pay per Click, significado de Pagar por Clique, que na verdade nada mais é do que o Cpc (Custo por Clique), mas é usado em Comparadores de Preço, para diferenciar, anúncios de ofertas de links patrocinados, já que em algumas mídias, existe os 2 formatos.

Exemplo: Buscapé, Zoom / Comparadores de Preço

 

O que é CDP?

CDP ao pé da letra significa Comparador de Preço, utilizado em alguns lojistas, para diferenciar, porem recomendo utilizar o termo PPC.

Exemplo: Buscapé, Zoom / Comparadores de Preço

 

O que é Smm?

Smm, significa Social Media Marketing, utilizado para taguear campanhas especificas, de concursos culturais que envolve redes sociais, ou que seja de alguma forma viral.

Exemplo: Twitter, Facebook / Blogs

 

E você usa ou conhece algum outro termo? faça um comentário de como você usa os termos em seu E-commerce.
espero ter ajudado com os termos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *