Como AUMENTAR a Taxa de Conversão de E-Commerce?
Quem trabalha com Marketing Digital e Vendas sabe que um dos maiores desafios deste ambiente é transformar os visitantes de um site em vendas para a empresa. Por isso, este webinar foi preparado especialmente para você que quer aumentar a Taxa de Conversão do seu E-commerce.
Reunimos um grupo especial de especialistas para discutir sobre CRO e quais ações você deve adotar na sua empresa para conseguir mais resultados. Neste webinar, os consultores da Supersonic (primeira agência do Brasil focada em otimização de conversão) vão explicar como implementar CRO nas empresas de E-Commerce.
Você vai descobrir como um processo de CRO é indispensável para o desafio de aumentar a conversão de um e-commerce, compreender como a intenção do usuário impacta o comportamento de navegação e aprender muito com a análise de dados para favorecer a jornada de conversão.
Palestrantes:
Raphael Davi Rabelo
Consultor de CRO na Supersonic, onde atua em programas de Otimização de Conversão focados principalmente em e-commerces, marketplaces e fintechs. Possui mais de 10 anos de experiência em projetos e produtos digitais. É mestrando e pesquisador em Tecnologias e Interfaces de Comunicação.
Agatha Gioielli
Digital por natureza, viciada em aprender coisas novas, e apaixonada por dados e resultados. Sou especialista em CRO, marketing de performance e digital analytics. Sou consultora na Supersonic, primeira agência brasileira 100% focada em Otimização de Conversão. Formada em Administração de Empresas pela PUC-Rio e pós-graduanda no MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Mercado na ESPM.
Quem trabalha com Marketing Digital e Vendas sabe que um dos maiores desafios deste ambiente é transformar os visitantes de um site em vendas para a empresa. Por isso, este webinar foi preparado especialmente para você que quer aumentar a Taxa de Conversão do seu E-commerce.
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⏱ TIMESTAMP:
00:00 - Introdução sobre a importância da taxa de conversão
00:48 - O que é a taxa de conversão?
01:04 - Fatores que podem levar a uma baixa taxa de conversão
01:14 - 1. Confiança 01:54 - 2. Tempo de carregamento do site
03:03 - 3. Responsividade
03:55 - 4. Valor do frete
04:32 - 5. Carrinhos abandonados
05:18 - 6. Apresentação de produtos
05:50 - 7. Checkout transparente
00:48 - O que é a taxa de conversão?
A taxa de conversão de vendas é o percentual de visitantes que compraram da sua loja virtual em relação a todos os usuários que visitaram o seu site em um determinado período de tempo. Ou seja, se sua loja teve 100 visitas em um único dia, e gerou 3 pedidos, isso significa que a taxa de conversão foi de 3%. 01:04 - Fatores que podem levar a uma baixa taxa de conversão
01:14 - 1. Confiança
Se os seus visitantes não sentirem confiança ao acessar a sua loja virtual, eles vão abandonar o carrinho ou preferir comprar de um concorrente maior e mais conhecido. Assim, existem diversas formas de transmitir mais segurança e confiança dentro do seu site, como por meio das avaliações dos produtos, dos selos de segurança e do certificado SSL na URL.
01:54 - 2. Tempo de carregamento do site
As páginas com carregamento lento prejudicam o posicionamento da sua loja virtual nas buscas no Google. A primeira dica, nesse caso, é usar uma ferramenta gratuita do Google, onde você cola a URL da sua loja e ele vai te apontar o tempo de carregamento e as melhorias que você pode fazer. A segunda dica é se atentar ao tamanho das imagens e banners que você utiliza no seu site. O recomendado é que cada uma tenha até 100KB. Para usar a ferramenta gratuita da Nuvemshop, clique no link do início da descrição!
03:03 - 3. Responsividade
É muito importante que seu site seja otimizado para a navegação em diferentes tipos de tela, como desktop, celular ou tablet. Para descobrir se o seu site está adequado para a navegação mobile, você pode: o Google Mobile Friendly Test, o What is My Screen Resolution e o Responsive Design Checker. Todas elas servem para escanear seu site e avaliar se ele está realmente adequado para ser acessado do celular.
03:55 - 4. Valor do frete
São bem comuns os casos em que o consumidor se interessa por um produto no seu site, adiciona ao carrinho, mas desiste da compra ao ver que o valor do frete é muito alto, às vezes até maior do que o valor do próprio produto. Assim, a dica é que você adote estratégias para baratear o valor do frete, como a opção de frete grátis a partir de um valor de pedido mínimo ou para regiões mais próximas à sua.
04:32 - 5. Carrinhos abandonados
Para controlar o número de carrinhos abandonados, você pode usar algumas estratégias para resgatar esses consumidores, como enviar e-mail marketing para lembrar dos itens que ele se interessou ou criar cupons de desconto para convencê-lo a voltar à sua loja.
05:18 - 6. Apresentação de produtos
Ter páginas de produtos caprichadas é outro ponto essencial para ter uma boa taxa de conversão. Tenha certeza de que você usa as palavras-chaves importantes para o seu nicho no título dos produtos e nas descrições, que devem ser completas e detalhadas. Também é importante que você faça fotos dos produtos com vários ângulos diferentes.
05:50 - 7. Checkout transparente
Por último, quanto mais difícil for o processo de checkout na sua loja virtual, mais improvável que o consumidor conclua a compra. Para facilitar esse processo, peça apenas informações essenciais no formulário de cadastro. Também vale integrar a sua loja a uma plataforma que ofereça a opção de checkout transparente. Ou seja, que permita que o consumidor conclua a compra na própria loja virtual, sem ser redirecionado para o site de um intermediador de pagamentos.
1- Relatório do Comércio eletrônico: é nele que você consegue saber a receita do seu site, o desempenho do produto, o ticket médio, os produtos mais comprados… Ou seja, esse relatório é primordial para você analisar e entender o desempenho do seu negócio no Ecommerce… Além disso, aqui você também consegue analisar a taxa de conversão para saber a porcentagem de quantas pessoas efetuaram de fato um pedido na sua loja.
2- Relatório de Aquisição: neste relatório, é possível analisar quase tudo que o relatório de comércio eletrônico disponibiliza pela a origem de tráfego. Com isso, você poderá identificar quais são os acessos para o seu site que trazem mais resultados. Em outras palavras, é uma forma de entender quais são as mídias (facebook, instagram, anúncios no Google) que mais atraem os seus clientes para o site.
3- Relatório de pesquisa interna: basicamente, o relatório de pesquisa mostra o que as pessoas estão buscando dentro do seu site. Quais são as buscas que os visitantes fazem? Qual o produto mais buscado? Gerou venda? Tudo isso será respondido com o relatório de pesquisa.
4- Relatório de melhores caminhos para compra: esse relatório vai te ajudar a entender qual é o melhor caminho pela mídia até a finalização da compra. O que isso quer dizer? Vamos supor que você estava no Facebook e foi impactado por anúncio do Ecommerce Pro, clicou no link, entrou no nosso site e comprou. Isso quer dizer que o seu caminho de compra teve início por meio do Facebook Ads. Se esse caminho for feito por outras pessoas repetidamente, o relatório vai mostrar que esse é o melhor caminho para compra.
5- Relatório de Conversão Assistida: ajuda a entender quais e quantas mídias participam da conversão final do seu cliente. Muitas vezes, a pessoa que foi impactada pelo o seu anúncio não vai comprar de primeira com a sua loja. Por isso, existe o Remarketing e o E-mail Marketing com o intuito de manter o lead aquecido e transformá-lo em cliente. Esse é um ótimo relatório para saber onde está a sua audiência dentro do funil de vendas.
6- Relatório de Eventos: se você quer entender o comportamento e a usabilidade das pessoas no seu site, o relatório de eventos é fundamental. Esse relatório oferece informações, como média de cliques no banner; categoria mais clicada no seu site, página mais visitada… Essas informações podem virar públicos de Remarketing no Google Ads.
Qualquer um desses relatórios fazem parte da rotina de um profissional de Marketing com foco em Ecommerce.
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