Gestão
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00:00 - Introdução
00:37 - Veja a Amazon como seu parceiro de negócio
01:06 - 1. Cadastro
02:14 - 2. Categorias dos produtos
02:37 - 3. Anúncios dos produtos
00:37 - Veja a Amazon como seu parceiro de negócio
Vendo a relação entre o seu negócio e a Amazon como uma parceria, cabe a você conhecer as regras para começar a trabalhar dentro desse marketplace. Por isso, deixamos aqui o link, disponibilizado por eles mesmos: https://venda.amazon.com.br/venda.
01:06 - 1. Cadastro
Existem duas formas de se cadastrar na Amazon. A primeira delas é o Cadastro Individual, mais voltado para pessoas que queiram vender esporadicamente e não, necessariamente, montar uma operação dentro do marketplace. Já no segundo, chamado de Cadastro Profissional, você paga uma mensalidade de R$ 19 para a Amazon para ter acesso a diversas funcionalidades que vão otimizar o seu trabalho na plataforma. Além desse valor mensal, você vai precisar pagar uma taxa em cima da venda de cada produto, de varia de acordo com as categorias escolhidas.
02:14 - 2. Categorias dos produtos
Existem alguns nichos de mercado que ainda não têm categoria dentro da Amazon para vender. Então, para conhecer as categorias que já estão liberadas, acesse esse link da própria plataforma: https://venda.amazon.com.br/venda#pub....
02:37 - 3. Anúncios dos produtos
Existem duas formas de cadastrar seus produtos dentro da Amazon. A primeira é utilizando o Catálogo da Amazon, que é um anúncio padrão no qual você participa da venda daquele anúncio junto com outros concorrentes. É importante entender que a ferramenta dá bastante relevância para esse tipo de anúncio. Relevância é sinônimo de mais exposição e, consequentemente, mais vendas. O segundo tipo de anúncio é o Manual, ou seja, nesse caso você precisa cadastrar manualmente os produtos do zero. Para diferenciar os dois, você deve utilizar um código de barras em cada um deles.
No vídeo de hoje, os fundadores da Ecommerce Pro, Gustavo Esteves e Lucas Souza vão falar sobre a rotina do Analista de Ecommerce.
Como é a rotina do Analista de Ecommerce O trabalho desse profissional não é nada fácil. Ele ou ela precisa conciliar diferentes tarefas de todas as áreas da operação de ecommerce dentro do seu horário de trabalho.
Lembrando que o ecommerce, ao contrário da loja física, funciona 24 horas, 7 dias por semana, ou seja, o trabalho não para nunca.
O Analista precisa se dividir em dois Ele ou ela vai ter que se dividir em duas funções principais: investigador e estrategista.
É preciso se organizar muito bem para que não vire um profissional reativo, ou seja, estar vivendo sempre de "apagar incêndios" e não conseguir ter tempo para antecipar os próximos passos por diversos ângulos.
O Analista precisa fazer comparações coerentes Compare períodos de venda similares, por exemplo, se você é um ecommerce de moda compare abertura de coleção com abertura de outra coleção, fechamento de coleção com fechamento de coleção. Pare de fazer apenas análises reativas O Analista deve analisar todas as ações do ecommerce, tanto as que deram errado, quanto as que deram certo. Esse profissional precisa analisar e documentar também as ações que deram certo para poder ter um guia na hora de entender o motivo de ter dado errado.
Dica 01: Alinhamento de metas com KPI O Analista precisa saber os objetivos do ecommerce para ter um ponto de partida na hora de analisar os números que captou. Lembrando sempre que ferramentas apenas produzem dados, é o profissional, que vai transformar aqueles números em decisões.
Dica 02 Analisar o ecommerce por óticas diferentes Na hora da análise devemos nos perguntar o porquê o resultado foi ou não atingido. E na hora de fazer essa análise o profissional precisa olhar: marketing digital, produto, tecnologia(site), logística e atendimento.
Dica 03 Tire um tempo para fazer o planejamento O Analista não pode apenas solucionar problemas do dia a dia. É preciso ter um tempo para investigar o que está acontecendo para conseguir propor novos caminhos.
Quer ser um Analista de Ecommerce?
00:00 - Introdução
00:49 - Como funciona o dropshipping?
02:22 - Qual a vantagem da estratégia de dropshipping?
03:59 - Como conseguir clientes para vender com dropshipping?
04:49 - Como vender com dropshipping?
05:41 - Qual plataforma de e-commerce usar para fazer dropshipping?
06:35 - Como vender por dropshipping com o AliExpress?
00:49 - Como funciona o dropshipping?
Na estratégia de dropshipping existem 3 elementos principais: o cliente, a sua loja virtual e os produtos. Assim, neste modelo de negócio, você vende os produtos para o consumidor final, mas, quem cuida de toda a logística e expedição de entrega, é o próprio fornecedor. Ou seja, é ele que será o responsável por pegar o produto, embalar e enviar para a transportadora para o endereço do cliente.
02:22 - Qual a vantagem da estratégia de dropshipping?
A grande vantagem está na economia que você tem com o produto, o estoque, com a depreciação, com a expedição do produto, as embalagens etc. Vendendo por dropshipping você não precisa ter todo esse investimento inicial para começar a trabalhar.
03:59 - Como conseguir clientes para vender com dropshipping?
Você vai conquistar novos clientes através de ações de divulgação e marketing na internet mesmo. Para isso, você pode usar as mídias sociais, criando o perfil da sua marca e despertando o desejo de compra nesses possíveis consumidores.
04:49 - Como vender com dropshipping?
Você pode criar anúncios dos seus produtos em marketplaces, como a OLX e no Facebook Marketplace, por exemplo. Para isso, você fará toda a negociação com a pessoa por meio dessas plataformas e, no fim, enviará o link da sua loja virtual para que ela efetue a compra.
05:41 - Qual plataforma de e-commerce usar para fazer dropshipping?
A loja virtual que te dá a possibilidade de trabalhar com dropshipping da maneira que foi apresentada no vídeo é a Nuvemshop!
06:35 - Como vender por dropshipping com o AliExpress?
Ao utilizar o AliExpress para vender seus produtos por dropshipping, você consegue disponibilizar preços mais atraentes para o seu cliente. Além disso, ao contrário do que muita gente imagina, os prazos de entrega são bem similares aos praticados por fornecedores nacionais.
No vídeo de hoje, Bruno de Oliveira, Babi Tonhela e Lucas Lombardi falam sobre como encontrar bons fornecedores. Fornecedor é o básico quando se fala de vendas. Se você tem um comércio eletrônico ou físico e vai vender alguma coisa, precisa de alguém que te entregue o produto ou a matéria-prima dele, para que você consiga fazer uma gestão de estoque, e claro, vender! Fornecedores estão por todos os lugares. Porém, um dos maiores problemas é encontrar os bons que estão, normalmente, ocultos… Mas como saber quem é um bom fornecedor?
Para quem está começando, a dica é não escolher o fornecedor pelo preço.
Os melhores fornecedores são aqueles que têm disponibilidade de estoque sempre, que trabalham com reposição rápida e têm a opção de consignação ou crédito. É muito provável que a maior parte dos bons fornecedores do seu nicho, esteja fora da internet.
Ao contrário do que muita gente pensa, o varejo online não é tudo. Então, a dica é: vai para a rua, procure locais que vendem os produtos que você quer vender e pegue, nos rótulos, as informações dos fornecedores. Depois, faça contato com todos eles.
No varejo físico, você pode acabar encontrando aquilo que estava procurando há tanto tempo, para melhorar o seu negócio na internet.
Ao longo do podcast, o Bruno, Lucas e Babi oferecem mais dicas sobre como achar bons fornecedores, o que pode te ajudar muito a vender pela internet...
Como vender mais na minha Loja Virtual? Como vender mais todos os dias? Faço várias ações de divulgação mais não consigo saber como vender mais na minha Loja virtual. Nessa aula Rafael Souza fala dos 10 Passo Definitivos e Garantidos de como vender mais na loja virtual a partir de Hoje.
Se você seguir cada um desses passos com certeza você vai aprender como vender mais na sua loja virtual e escalar os resultados do seu e-commerce. Atualmente mais de 85% das Lojas virtuais ativas no mercado não sabem como vender mais.
A grande maioria das loja não consegue fazer nem 10 pedidos no mês.
Essa estatística comprova que a maioria das pessoas que começam uma loja virtual não dedicam tempo e energia suficientes para aprender como vender mais no e-commerce.
Para você aprender como vender mais na sua loja virtual, é necessário entender exatamente cada um desses 10 Pontos, responsáveis por fazer sua loja virtual se tornar uma máquina de vendas, ou caso você não aplique com muito cuidado e dedicação cada um desses 10 pontos de como vender mais na sua loja virtual, infelizmente não alcançará o sucesso.
No vídeo de hoje, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, mostra as 7 Etapas indispensáveis para montar um Ecommerce do Zero. Você precisa de capital pra começar esse negócio, mas você pode começar do PONTO ZERO. Mas como? Vamos mostrar o passo a passo:
1º PASSO - PLANEJAMENTO [1:46]
Como você faz um planejamento eficiente? Eu quero que você comece com um planejamento bem simples. Você precisa, pra começar, escolhe um nicho de mercado para você atuar no comércio online. Links que o Bruno de Oliveira citou para ideias do que vender e como escolher nicho estão no final da descrição. As pessoas acabam procurando fornecedores no Google, mas esse não é o melhor lugar. Tem dois caminhos pra você encontrar fornecedores: online e offline. Procure por essas 4 categorias: fornecedores, distribuidores, importadores e fabricantes.
2º PASSO - ESTRUTURA [7:38]
Você pode começar como MEI ou como Limitada, lembrando da limitação do faturamento. Se você pretende viver de Ecomerce, é bom pensar nisso. Faz parte ter os meios de pagamento e os meios de envio. Você pode utilizar, por exemplo, o PagSeguro como meio de pagamento e os Correios como meio de envio. A maioria das pessoas começa assim. Mas outra opção de envio é usar o Melhor Envio, que tem parceria com os Correios e outras transportadoras.
3º PASSO - CANAIS DE AUDIÊNCIA [9:00]
Os canais de audiência são a parte mais importante do seu negócio, pois é aí que você vai começar a impactar os seus clientes. Aqui você vai colocar conteúdo relevante para a sua persona, engajar pessoas e construir um relacionamento. Eventualmente, publicar ofertas e vender. Crie um Instagram, crie uma fanpage no Facebook, e comece a produzir conteúdo para gerar engajamento, aumentando progressivamente a sua base de fãs.
4º PASSO - ATENDIMENTO AO CLIENTE [10:53]
Você vai construir respostas personalizadas, construir um email profissional, criar listas de transmissão em um Whatsapp empresarial, você vai se relacionar com clientes e com prospectos. Crie um script paro o Whatsapp, e planeje um momento do dia para responder a todas as suas mensagens no Instagram e no Facebook. Se você já está usando sua loja virtual, cria um chat online na sua página. Tem alguns apps que te permitem ficar online no seu celular, então é bem tranquilo fazer isso. Com isso rodando 24 horas por dia, você começa naturalmente a vender no comércio eletrônico.
5º PASSO - VENDAS [12:40]
Aqui é a parte em que você vai começar a sorrir, porque vai vender bastante. Você deve focar em poucos produtos pra começar. Compre de 1 a 3 produtos para você criar um marketing mais direcionado e se especializar mais nesses produtos. A variedade você deixa pra depois.
6º PASSO - IMPULSÃO [15:15]
O jeito certo de fazer impulsão é sabendo as métricas que você tem hoje. Se, por exemplo, você vendeu 5 produtos e 100 pessoas viram, você já tem uma métrica e sabe que isso vai se multiplicar. Ou seja, já está funcionando e você vai só impulsionar essas vendas.
7º PASSO - INICIATIVA [17:38]
Aqui é uma parte mais de mindset. Sem a sua parte, esse conteúdo não vai valer de nada. Existe essa brecha no mercado e a gente quer que você aproveite essas técnicas pra você agir agora. Toda semana praticamente eu gravo um vídeo com um passo a passo pra você fazer alguma coisa. Com esse passo a passo, você pode chegar nos seus primeiros 10 mil reais em 90 dias.