Neste webinar, Rodolfo e Guido apresentarão o que são os programas logísticos e quais as opções disponíveis no mercado.

Além disso, irão pontuar quais benefícios esses programas podem apresentar para seus negócios e como você consegue passar a focar em atividades essenciais em prol de seu cliente.

Tópicos que serão abordados:

- O que são programas logísticos e quais as opções disponíveis no mercado ;

- Quais os benefícios que os programas logísticos geram para os negócios;

- Quais os desafios para os negócios aproveitarem essa oportunidade.

Nome dos palestrantes:

Guido Ferreira – Gerente de Parcerias, Treinamentos e Webinars na Amazon Guido é responsável por programas de educação e pela comunicação com os vendedores parceiros da Amazon.Desde 2018 na empresa, também já passou pela área comercial, como Gerente de Contas do marketplace.

Rodolfo Klautau – Gerente de Programas na Amazon, focado em FBA – Logística da Amazon Exclusivo para varejistas e indústria.

JD.com é um dos maiores varejistas da China, online e offline.

Com mais de 300 milhões de clientes, eles tem uma vasta rede de armazéns e estações de entrega, e entregam a maioria dos pedidos em menos de um dia.

Este vídeo é um projeto do primeiro centro de distribuição de e-commerce totalmente automatizado do mundo, onde um sistema de máquinas automatizadas, robôs e veículos autônomos trabalham para selecionar e embalar pedidos.

Featured

Em Cajamar, a Amazon conta com cinco Centros de Distribuição, sendo que um deles é o maior da Amazon no Brasil, com mais de 100 mil metros quadrados.

Com tanto espaço, é necessário muita logística. Mas sabe de uma coisa bem curiosa nisso tudo? Por lá, os produtos são armazenados de forma aleatória. Isso mesmo!

A estratégia usada por eles não é igual a um supermercado, por exemplo, que tem um corredor específico para cada tipo de produto. Nesse caso, é possível encontrar itens variados um do lado do outro, como um livro ao lado de um creme de mamão. Curioso né? Mas essa estratégia não foi adotada aleatoriamente. Eles descobriram que dessa forma é possível ganhar mais tempo e se certificar onde fica exatamente tudo. Isso porque, esse processo além de ser mais rápido de arrumar, otimiza muito o espaço, já que se um produto ainda não chegou o lugar dele não fica lá vazio.

Após passar por essa etapa, os produtos são arrumados fisicamente e também no sistema. Só então eles ficam disponíveis para pedido na Amazon! Existem estações onde os itens vão ser recolhidos dos estoque e colocados na caixa da Amazon. No sistema, cada item do pedido indica o lugar do estoque em que ele está guardado. Muita tecnologia é utilizada no processo de embalagem. Quando um funcionário escaneia um item, por exemplo, o computador informa para ele qual tamanho de caixa é ideal para o tamanho e peso daquele produto específico. O tamanho da caixa também garante a quantidade certa de fita para fechar, essa fita é reforçada por linhas que evitam que ela estoure. E aí, sabia dessa? A etapa seguinte é chamada de slam, que é o acrônimo em inglês para escanear, etiquetar, aplicar e manifestar.

A tecnologia utilizada nessa parte digitaliza a caixa da encomenda e sabe como imprimir a etiqueta de envio correta, agora sim com os dados necessários para o entregador te encontrar. Um ponto importante nessa etapa é que existem também medidas de controle de qualidade. Após passar por essa fase de etiquetação, a caixa é pesada e o sistema sabe exatamente quanto ela deve pesar, porque ele cruza as informações da ficha de cada produto daquele pedido. Com isso, se um item errado fosse embalado por engano, o pedido seria desviado da esteira porque o peso não ia bater com o que o computador esperava.

Se isso acontece, um dos funcionários faz pessoalmente o controle de qualidade. Bem legal, né? Depois de tudo finalizado, os itens começam a dar tchau para o Centro de Distribuição. Eles são organizados em um caminhão e, enfim, seguem para o seu destino final (que pode ser a sua casa rsrs).

Featured

Mas, antes de começar, você precisa ter em mente esses 4 pontos:

1- Saber o valor de compra do produto;

2- Saber o preço da concorrência;

3- Identificar as despesas fixas;

4- Saber as comissões e deduções (custos variáveis).

São eles que vão determinar o valor final do seu produto! Agora, vamos aos passos… Confira:

1º Passo: Guarde o valor de compra do seu produto em uma planilha, tenha tudo anotado para não esquecer! Depois, pense: qual é o preço que você precisa colocar no produto para que ele pague as despesas fixas e ainda dê lucro?

2º Passo: analise os preços da sua concorrência e descubra o valor que eles estão vendendo o produto para ter uma média de mercado.

3º Passo: Some os valores de todas as suas despesas fixas (contas de luz, internet, mensalidades de ferramentas, de telefone, etc).

4º Passo: Aqui, você tem que somar todos os valores de custos variáveis.

Por exemplo, se você vende em marketplaces, é necessário pagar uma comissão por venda que pode variar.

Então, vamos supor que o valor do seu produto é 50 reais e o seu concorrente vende por 100 reais. Isso não significa que, se você também vender a 100 reais, terá 100% de lucro.

Na verdade, 50% é do valor do produto, 25% serão de todos os custos variáveis que você calculou e os 25% restantes são a Margem de Contribuição. Essa Margem de Contribuição serve para pagar as suas despesas fixas!

Agora suponha que a sua Despesa Fixa é no valor de 1000 reais. Quanto você precisa faturar para conseguir pagar as suas despesas fixas, o fornecedor e os custos variáveis? A conta é a seguinte: divide esses 1000 reais de despesa fixa por 25 e multiplica por 100.

Resultado final: 4000 reais de faturamento. Quer comprovar o resultado? Faça a prova real: 50% para o fornecedor: 2 mil. 25% para despesas fixas: 1 mil. 25% para custos variáveis: 1 mil.

Assim você começa um negócio sem ter prejuízo e também já sabe qual é a meta que você precisa atingir para isso. Se você quiser vender o produto mais barato para ser mais competitivo no mercado, também trouxemos um exemplo para este caso: Vamos supor que você não quer vender por 100 reais, mas por 80 reais.

O valor do fornecedor é o mesmo, 50 reais. Isso é equivalente a 62,5% dos 80 reais. O valor das comissões é o mesmo, equivalente a 25% do valor. E como o valor de venda do produto é menor, a margem de contribuição também vai diminuir para 12,5%.

Neste caso, o valor das despesas fixas é de 5 mil reais. Quanto você precisa faturar para conseguir pagar as suas despesas fixas, o fornecedor e os custos variáveis? A conta é a seguinte: divide 5000 reais de despesa fixa por 12,5 de margem de contribuição e multiplica por 100.

Resultado final: 40 mil reais de faturamento.

E o lucro, onde fica nessa história? Suponhamos que você queira lucrar 5 mil reais. Você vai somar o valor desse lucro, mais o valor das despesas fixas, que, no caso, é 5 mil reais.

Total: 10 mil reais. Quanto você precisa faturar? O cálculo é o seguinte: divide 10 mil por 12,5 e multiplica por 100.

Resultado final: 80 mil reais de faturamento.

Featured
De uma forma técnica, o Mago do e-commerce ensina a planejar as vendas pensando objetivamente no estoque dos produtos, prever quantidade, separar por categoria, saídas mais recorrentes e retornos, já que tantas são as peculiaridades que estão diretamente ligadas ao dia a dia de uma loja virtual. Conheça dicas para planejar melhor suas vendas e aproveitar ainda mais o mundo do e-commerce.
Neste vídeo, Mago do E-commerce explica toda a logística e custo de fotos para E-commerces de moda.

“Às vezes é importante ter uma quantidade “X” de fraude. Um sistema muito rígido de fraude pode estar negando bons pedidos.

"É importante também saber como a plataforma aborda o cliente em caso de negativa e a taxa de aprovação no seu nicho”, esclarece. Para Neiverth, a fraude é difícil de frear, mas é fácil de prevenir. Por isso, ele deu dicas de como evitar que as fraudes impactem negativamente os negócios. “Os cibercriminosos de hoje são inteligentes, às vezes, mais do que os sistemas de prevenção de fraudes.

Depois de verificar a vulnerabilidade, a empresa é exposta e os fraudadores entram em ação. A média de chargeback (estorno em caso de fraude) é 1,5% da receita total das empresas, mas podem causar danos financeiros irreversíveis em alguns negócios”, afirma.

Showing all 7 results